Portugal conquista novo recorde de energia solar barata
Leilões de energia solar alcançam o menor preço de energia no mundo: 11,14 euros por MWh e confirmam a política governamental de incentivos à energia limpa e barata
Portugal ocupa posição de destaque na corrida por uma matriz elétrica limpa. Novos leilões de energia solar contrataram nova capacidade de geração solar com o menor preço de energia mundial. A nova marca alcançou apenas 11,14 euros por MWh de energia. O antigo recorde de 14,60 euros por MWh, alcançado no leilão de julho de 2019, ficou para trás.
O governo português anunciou o resultado positivo com grande satisfação. No último leilão de energia solar de 700MW, 35 empresas participaram da competição, que declarou 6 empresas vencedoras. Dessa forma, a grande vencedora foi a e empresa sul-coreana de painéis solares, Hanwha Q Cells, que conquistou 315MW.
Em suma, a meta de Portugal é alcançar 7GW de energia renovável até 2030. Dessa forma, Portugal terá uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo, com 80% do consumo proveniente de fontes renováveis. Além disso, os leilões de energia solar confirmam a decisão acertada do governo português: energia limpa e barata.