Filmes infantis: 35 clássicos que toda criança precisa ver

O DCI separou uma lista de filmes infantis que abrange todos os gostos. Chama a garotada!

Aqueles momentos no sofá com um balde de pipoca e a família ao redor sempre se tornam boas memórias. Para quem está procurando produções atemporais para assistir, montamos uma lista de filmes infantis clássicos para auxiliar na tarefa.

Como o objetivo era reunir produções que possam ter o selo de "clássico da Sessão da Tarde", neste compilado você vai encontrar apenas obras que tenham pelo menos cerca de 20 anos de lançamento, ou seja, dos anos 2000 para baixo.

Pronto para relembrar grandes filmes infantis dos anos 80 e 90? Vem com a gente!

Matilda - Filmes infantis para assistir

Matilda - filmes infantis para assistir

Matilda é uma garota muito inteligente, porém tem pais negligentes. Na escola ela precisa lidar com a infernal diretora da instituição, Agatha Trunchbull, mas conquista o afeto da adorável professora Jennifer Honey. Tudo muda na vida da garota depois que ela descobre ter poderes mágicos.

Ano: 1996

Como assistir: Netflix, Youtube Filmes e Google Play Filmes

Relacionado - Veja como está Mara Wilson hoje, atriz de Matilda

O Jardim Secreto

Mary vai viver com o tio em uma mansão, o local é cheio de segredos e o maior de todos ela descobre ao entrar em um dos quartos: um primo muito doente que ela nem sabia que existia. A garota então decide mudar a vida do menino.

Ano: 1993

Como assistir: Telecine, Youtube Filmes e Google Play Filmes

E.T. - O Extraterrestre

Elliot um dia se depara com um ser estranho no quintal de casa, depois do medo inicial o menino acaba fazendo amizade com a criatura de outro planeta. Porém os dois ficam em perigo quando o alienígena chama a atenção do governo.

Ano: 1982

Como assistir: Amazon Prime Video e Telecine

O Rei Leão

O clássico da Disney tem no início a história de Mufasa, rei que apresenta o grande reino em que vive para Simba, seu herdeiro. Depois de uma tragédia o jovem príncipe acaba envolvido nos planos maquiavélicos do tio Scar, que sempre invejou o trono.

Ano: 1994

Como assistir: Disney+

Esqueceram de Mim - Lista de filmes infantis

É natal e a grande família de Kevin planeja uma viagem para Paris. No entanto, algo muito importante fica para trás: o próprio Kevin. Esquecido, o garoto precisará se virar durante os momentos em casa quando dois bandidos resolvem saquear o local.

Ano: 1990

Como assistir: Disney+

Leia também: 16 curiosidades sobre “Esqueceram de mim”

Os Goonies - Filmes infantis clássicos

Ao lado dos amigos Brand, Bocão, Dado e Gordo, Mickey encontra um mapa do tesouro no sótão de casa. A fortuna está intitulada como de Willy Caolho.

Os garotos contam com a ajuda do irmão mais velho de Mickey na caçada pelo dinheiro, mas eles não serão os únicos nessa empreitada, que está prestes a se tornar perigosa.

Ano: 1985

Como assistir: Now, Youtube Filmes e Google Play Filmes

Conta Comigo

Baseado em uma obra de Stephen King, quatro garotos, Gordie, Chris, Teddy e Vern partem em uma jornada para encontrar o corpo de um adolescente que foi atropelado por um trem.

Ano: 1986

Como assistir: Now, Youtube Filmes e Google Play Filmes

Meu Primeiro Amor é um dos filmes infantis para chorar

Vada tem 11 anos e uma obsessão pela morte. A garotinha é órfã de mãe e vive com o pai, dono de uma funerária. Vada é apaixonada pelo professor de inglês e tem amizade com o vizinho Thomas. A garota fica revoltada quando o pai começa a ter sentimentos pela maquiadora Shelly.

Ano: 1991

Como assistir: Netflix, Youtube Filmes e Google Play Filmes

Dennis, o Pimentinha

Personagem presente em muitas obras, sejam elas na televisão ou cinema, Dennis é um menininho arteiro e que não para quieto. Neste filme de 1993, o garoto fica ao cuidados de Martha Wilson, vizinha do menino, durante uma viagem da mãe de Dennis. A tarefa deixa George, marido de Martha, desesperado.

Ano: 1993

Como assistir: Now

A História Sem Fim

Dirigido pelo alemão Wolfgang Petersen, História Sem Fim serviu de referência para várias obras ao longo dos anos, como o hit Stranger Things. Na trama, Bastian pega emprestado um misterioso livro sem imaginar que está prestes a ser levado para um mundo lotado de magia.

Ano: 1984

Como assistir: Youtube Filmes

A Princesa Prometida é filme clássico

Um garotinho doente recebe a visita do avô em casa, que vai cuidar dele e ler uma boa história durante a recuperação. O livro repleto de aventuras, vinganças, lutas e romance mostrará a trajetória da princesa Buttercup e um misterioso pirata.

Ano: 1987

Como assistir: Amazon Prime Video e Youtube Filmes

Jumanji - Filmes infantis clássicos

A versão original de Jumanji é estrelada por Robin Williams e mostra a história de duas crianças que descobrem um misterioso jogo que havia sido enterrado em um baú há dezenas de anos.

Ano: 1995

Como assistir: Netflix, Youtube Filmes e Google Play Filmes

Os Batutinhas - Filmes infantis que são clássicos

No "Clube dos Homens que Detestam as Mulheres" como o nome já indica é proibida a presença de garotas. No entanto as coisas saem do controle no clubinho depois que Alfalfa é julgado por ter se apaixonado por Darla.

Ano: 1994

Como assistir: Netflix

Toy Story - Filmes infantis

Primeira produção da Pixar, Toy Story mostra a vida de brinquedos que aprontam de tudo quando os donos não estão olhando. Depois do aniversário de Andy, Woody, até então o brinquedo favorito do menino, fica apreensivo com a presença de Buzz Lightyear, um brinquedo espacial.

Ano: 1995

Como assistir: Disney+

Querida, Encolhi as Crianças

Wayne é um cientista atrapalhado, ele tem muitas invenções, entre elas uma máquina que transforma tudo em miniatura. Wayne começa a ter problemas depois que acidentalmente encolhe os próprios filhos, e os do vizinho também. Ele então precisará correr para encontrar as crianças que estão em perigo agora que criaturas pequenas são gigantescas para elas.

Ano: 1989

Como assistir: Disney+

Filmes infantis - Beethoven: O Magnífico

Um dos clássicos cachorros do cinema, Beethoven é um São-bernardo muito bagunceiro que deixa a vida da família Newton de pernas para o ar.

Ano: 1992

Como assistir: Netflix

A Princesinha - Filmes infantis clássicos

Dirigido por Alfonso Cuarón, A Princesinha tem pontapé inicial na Índia de 1914, em que uma garotinha inglesa vive feliz ao lado do pai. No entanto, Sara é órfã de mãe e quando a 1ª Guerra Mundial obriga o pai da menina a ir lutar, a garota passa a viver em um internato feminino  em Nova York. Porém a estadia que devia ser tranquila se torna um pesadelo depois que o local para de receber os pagamentos mensais e a menina vira empregada da instituição para sobreviver.

Ano: 1995

Como assistir: Youtube Filmes e Google Play Filmes

Filmes infantis - Gasparzinho, o Fantasminha Camarada

Um terapeuta especializado na vida após a morte vai a uma mansão com a filha para se livrar dos fantasmas que habitam o local. As criaturas não querem saber da presença de humanos na casa, a não ser um jovem fantasma que deseja fazer amizade.

Ano: 1995

Como assistir: Youtube Filmes e Google Play Filmes

Uma Babá Quase Perfeita - Filmes infantis

Daniel está passando por um momento difícil, ele está separado de Miranda e não tem visto os filhos, ele até corre o risco de perder a guarda das crianças. Em uma atitude desesperada, Daniel decide que vai se disfarçar de babá para ficar ao lado dos filhos.

Ano: 1993

Como assistir: Disney+

Menino Maluquinho: O Filme

Adaptação dos quadrinhos de Ziraldo, o filme mostra a história de um menino travesso, que adora pregar peças nos amigos, mas começa a enfrentar dificuldades quando os pais resolvem se separar. Para ajudar a melhorar o ânimo do menino, o avô Passarinho leva o garoto para passar as férias em uma fazenda.

Ano: 1995

Como assistir: Globoplay

Relacionado - 26 livros de criança para fazer parte da biblioteca da garotada

A Fantástica Fábrica de Chocolate

Adaptação original do livro de Roald Dahl, que nos anos 2000 ganhou uma versão de Tim Burton, o filme mostra a história de crianças que vão visitar uma fábrica de chocolate depois de serem sortudas e encontraram os bilhetes dourados distribuídos pelo rico e famoso Willy Wonka.

Ano: 1971

Como assistir: Youtube Filmes e Google Play Filmes

Meu Amigo Totoro

Para quem quer filmes infantis asiáticos: Mei encontra uma pequena passagem especial em seu quintal que leva até um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. Quando a garota tenta ir visitar a mãe, que está no hospital, acaba perdida na floresta e vai contar com a ajuda de Totoro para voltar para casa.

Ano: 1988

Como assistir: Netflix

Newsies - Extra! Extra! é para quem quer filmes infantis musicais

Inspirado em uma história real, o filme de 1992, que anos depois se tornou um musical bem sucedido na Broadway, é estrelado por Christian Bale e conta a revolta de garotos na cidade de Nova York no final do século 19.

Os meninos vendem jornais pelas ruas da cidade e são conhecidos como newsies, a indignação acontece depois de um rico dono de jornal resolver aumentar o preço dos periódicos para os meninos na busca de vender mais exemplares, porém o que resultaria em muito mais trabalho para os garotos pela mesma remuneração pequena. Os newsies então iniciam uma greve que entrou para a história.

Ano: 1992

Como assistir: Disney+

Abracadabra - Filmes infantis

Winnie, Sarah e Mary são bruxas do século 17 que chegam ao século 20 após terem seus espíritos evocados no Dia das Bruxas. Elas agora farão de tudo para garantir a juventude e imortalidade.

Ano: 1993

Como assistir: Disney+

Karatê Kid: A Hora da Verdade

Daniel é novo na Califórnia, o menino e a mãe viviam em Nova Jersey. O garoto se envolve com Ali, ex namorada de Johnny, o que acarreta várias problemas para Daniel, que agora sofre bullying na escola e constantemente apanha dos colegas. Vendo a situação do garoto, o mestre de artes marciais Sr. Miyagi promete ajudar Daniel e treiná-lo.

Ano: 1984

Como assistir: Netflix, Paramount+ e Telecine

Relacionado - Cobra Kai: 3ª temporada, curiosidades, referências e tudo sobre a série

Operação Cupido - Filmes infantis

Durante um acampamento de verão, Hallie e Annie descobrem que são irmãs gêmeas. As meninas foram separadas pelos pais após o divórcio, um foi viver na Inglaterra e o outro nos Estados Unidos. As meninas então resolvem bolar um plano: juntar seus pais novamente.

Ano: 1998

Como assistir: Disney+

O Pequeno Stuart Little - Filmes infantis

Quando George ficou sabendo que os pais iam visitar um orfanato para adotar um irmão para ele o garoto ficou muito animado, mas ele não esperava que eles voltassem com Stuart, um pequeno ratinho falante.

Ano: 1999

Como assistir: Netflix, Amazon Prive Video, Youtube Filmes e Google Play Filmes

Tainá – Uma aventura na Amazônia é dos filmes infantis brasileiros

Tainá tem 8 anos e vive na Amazônia. A garotinha mora com o avô Tigê e um dia resgata o macaco Catu, que estava nas mãos de contrabandistas, que agora pretendem perseguir a menina.

Ano: 2000

Como assistir: Now e Youtube

Quero ser Grande

Josh está cansado da vida de criança e quer logo tomar as rédeas de seu destino. Durante uma visita a um parque de diversões, o menino faz um pedido para uma máquina misteriosa que promete realizar pedidos: se tornar adulto. Por incrível que pareça o menino de repente se torna um homem mais velho, mas e agora?

Ano: 1988

Como assistir: Google Play Filmes

Filmes infantis da Sessão da Tarde - A Chave Mágica

Um garoto ganha um pequeno armário e um índio de plástico de presente. Para sua surpresa, ele descobre que quando usa uma antiga chave, o pequeno índio de brinquedo ganha vida.

Ano: 1995

Como assistir: Youtube

Caçadoras de Aventuras - Filmes infantis clássicos

Beth se muda da badalada Los Angeles para uma pequena cidade do interior depois que a sua mãe herda uma casa da tia. No começo ela não gosta da experiência, mas então conhece a divertida Jody, que promete apresentar grandes aventuras para a garota.

Ano: 1995

Como assistir: Google Play Filmes

Três Solteirões e um Bebê

Peter, Jack e Michael dividem um apartamento e tem uma vida agitada de solteiros. No entanto, um dia é deixado na porta deles um bebê, que segundo o bilhete é filha de Jack. O problema é que Jack está trabalhando na Turquia por causa de seu trabalho de ator, o que deixa a missão nas mãos de Peter e Michael que não entendem nada sobre bebês.

Ano: 1987

Como assistir: Disney+

Riquinho - Filmes infantis

Estrelado por Macaulay Culkin, o filme de 1995 apresenta Riquinho Rico, um herdeiro que decide descobrir como é a vida de "crianças normais" ao mesmo tempo que lida com o desaparecimento dos pais, que estavam em um avião que caiu.

Ano: 1994

Como assistir: Itunes e HBO Max

Um Tira no Jardim de Infância

John Kimble é um policial caçando um criminoso, para conseguir localizar o dinheiro roubado pelo bandido ele se disfarça de professor do jardim de infância para ficar de olho na ex-esposa do criminoso e o filho do casal.

Ano: 1990

Como assistir: Telecine

O Enigma da Pirâmide - Filmes infantis clássicos

Roteirizando por Chris Columbus, diretor dos primeiros filmes da franquia Harry Potter, O Enigma Da Pirâmide mostra o jovem detetive Sherlock Holmes conhecendo seu fiel escudeiro John Watson e na busca pelo desfecho de um mistério que tem assombrado o internado para garotos em que estudam.

Ano: 1985

Como assistir: Now

Leia também:

20 obras para ver com toda a família nas férias

40 produções para assistir no Dia dos Namorados em 2021

26 livros infantis para fazer parte da biblioteca da criançada

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes