Navegar por categoria

Beleza

Principais notícias sobre Beleza, indústria beauty, receitas, benefícios, vídeos de instruções e guias especializados para mantê-la linda. Acompanhe no DCI.

Beleza

“Padrão de beleza” é um termo que descreve a compreensão do que é belo de acordo com os parâmetros e ideais de uma sociedade. Em outras palavras, o ele nos informa o que é bonito e, assim, podemos dizer se alguma coisa ou pessoa é bela ou não.

Sendo assim, o padrão de beleza muda muito conforme mudamos de lugar e de época, sendo afetado por aspectos biológicos e culturais do ambiente. A pele será mais bela quanto mais branca em um século e o bronzeado será considerado extremamente atraente em outro.

Independente de já ser entendida dessa forma ou não, esta concepção sempre existiu. Porém, em épocas mais primitivas da humanidade, ele estava conectado a questões de sobrevivência da espécie. Naqueles tempos todas as nossas decisões e preferências tinham a intenção de garantir nossa continuidade. Assim, a beleza era percebida nas características que demonstravam saúde e fertilidade.

Porém, a medida que as civilizações se estabeleceram e os seres humanos pararam de se preocupar tanto em fugir de animais maiores e caçar animais menores, as coisas mudaram. Foi nesse momento que os padrões de beleza começam a ter a ver com a raça e cultura.

Sendo assim, a medida que as raças aparecem e as culturas evoluem e se diferenciam, também os padrões de beleza se tornam diferentes. Por exemplo, na Grécia Antiga o ideal de beleza para mulheres era ser ruiva e ter um corpo volumoso. Já na China Antiga, o padrão de beleza era uma mulher de ombros delicados, cintura fina e peito liso.