Navegar por categoria

Serviços

Leia as principais notícias sobre Serviços no DCI. Acompanhe todas as informações relevantes sobre atividades do setor terciário da economia.

Serviços

Conforme o Novíssimo Dicionário de Economia, esta é a “denominação dada ao conjunto das atividades que se desenvolvem especialmente nos centros urbanos e que são diferentes das atividades industriais e agropecuárias. Tais atividades normalmente se enquadram no assim chamado setor terciário da economia, como o comércio, os transportes, a publicidade, a computação, as telecomunicações, a educação, a saúde, a recreação, o setor financeiro e de seguros e a administração pública. Tanto nos países em desenvolvimento como entre os países desenvolvidos, é o setor que apresenta as maiores taxas de desenvolvimento. Nos países mais industrializados, responde por cerca de metade do PNB e ocupa mais de 40% da força de trabalho.

No Brasil, é o setor que individualmente tem a maior participação no PNB, sendo também o de maior percentual de pessoas empregadas. Muitas das atividades classificadas como serviços são, na verdade, extensões das atividades produtivas, como a agricultura e a indústria e a própria mineração. Assim, a grande participação do setor de serviços no conjunto da economia deve ser relativizada. Da mesma forma, a discussão sobre o caráter produtivo do trabalho realizado nesse setor deve ser desenvolvida com a mesma cautela.

Outra variante significativa da importância do setor serviços no conjunto da economia refere-se à sua capacidade de absorver maior ou menor quantidade de força de trabalho. Se nos países desenvolvidos o setor de serviços foi capaz de absorver os excedentes liberados pela incorporação do progresso técnico na agricultura e na indústria, atualmente, com o advento da automação e da informática, essa capacidade vem sendo reduzida drasticamente, mesmo nos momentos de auge econômico, esses países convivem com uma taxa de desemprego muito elevada.”