Publicado em

SÃO PAULO

Em São Paulo, o segmento de centros de compras parece manter uma tradição para o período de vendas de Dia dos Pais: sortear viagens e carros como maneira de atrair mais clientes ao empreendimento. Com um mix de 331 lojas, o Shopping Center Norte, por exemplo, preparou uma promoção em parceria com a Agaxtur Turismo, que oferece o sorteio de uma viagem com toda a família ao Club Med Rio das Pedras, no Rio de Janeiro. No caso, a cada R$ 400,00 gastos no empreendimento, o cliente terá o direito a um cupom para participar da promoção. O sorteado poderá levar até 3 acompanhantes à viagem, que inclui 4 dias e 3 noites de estadia, com transporte e alimentação inclusos.

A gerente de Marketing do Shopping Center Norte, Carla Sabato, contou que esse tipo de ação geralmente é desenvolvida através de pesquisas de preferência com clientes realizadas ao início de cada ano. "A maioria de nossos consumidores prefere sorteios de viagens, vale-compras e automóveis", apontou ela. Sobre a campanha institucional para divulgar a promoção desenvolvida para o período, a agência de publicidade McGarryBowen foi a responsável pelo projeto. Agora, a previsão é que as vendas cresçam de 6% a 8%, sendo os itens mais procurados os de vestuário, calçados e perfumaria.

Ao DCI, o gerente de marketing do Shopping Ibirapuera Ricardo Portela afirmou que o empreendimento resolveu este ano investir aproximadamente R$ 1,5 milhão em ações para impulsionar as vendas no período de Dia dos Pais. A empresa irá sortear dois Audi A3 Sedan 0 Km, além de ter uma campanha de mídia específica para TV e veículos impressos para atrair o consumidor. Desta maneira, o executivo aponta que o empreendimento ampliou o investimento em 25 % em relação a igual período de 2013. "O Ibirapuera foi o pioneiro na realização de campanhas com sorteio de prêmios. O primeiro aconteceu em 1991, no Dia dos Pais, quando foram sorteados 4 Fiats Uno Mile 0 km. Desde então, a fórmula tem se mostrado eficiente para atrair a atenção dos consumidores".

Tanto a campanha de mídia, como a ação de sorteio para o período de vendas deste ano neste centro de compras foram desenvolvidas pela agência Promo Propaganda. O resultado disso, segundo o gerente de Marketing, é a previsão dos lojistas obterem um crescimento de 8% em vendas e 4% em relação ao fluxo de pessoas. Para Portela, os itens mais procurados deverão ser os voltados a vestuário e acessórios.

Criada pela Agência Escala, a nova campanha dos empreendimentos da Sonae Sierra Brasil, administradora de centros de compras, denominada "Amor sem Tamanho" acontece até 14 de agosto e vai sortear um carro HB20 por estabelecimento. Os que estão envolvidos são os empreendimentos Plaza Sul e Penha, na capital paulista, além do Metrópole, em São Bernardo, no ABC. Para concorrer ao prêmio, o participante deve trocar os cupons no balcão de trocas ou aproveitar o aplicativo "Chega de Fila".

O sorteio será dia 26 de agosto, diz Laureane Cavalcanti, gerente corporativo de Marketing da Sonae Sierra Brasil. "A ação foi escolhida pensando em atrair cliente, já que a data é bastante oportuna e os consumidores estão sensíveis a ações promocionais".