20 atores de Mulheres de Areia que já morreram e deixaram saudade
Folhetim vai voltar para as telinhas da Globo em 2023.
Sucesso de Ivani Ribeirol, Mulheres de Areia volta às telas da Globo a partir do dia 26 de junho e ocupa a faixa Edição Especial nas tardes da emissora. Agora que o público vai matar saudade da trama de 1993, também poderá rever atores que marcaram o folhetim e já nos deixaram.
Raul Cortez - atores de Mulheres de Areia que já morreram
Um dos grandes atores da teledramaturgia brasileira, Raul Cortez viveu o personagem Virgílio Assunção na trama de Mulheres de Areia. Marido de Clarita Assunção (Susana Vieira) e pai de Marcos (Guilherme Fonte), ele era um empresário rico, sócio de uma corretora de valores e também dono do maior hotel de Pontal D’Areia. Poderoso, além de todo o dinheiro que tinha no bolso, ainda era o vice-prefeito da cidade.
O ator faleceu em julho de 2006, aos 73 anos de idade, vítima de um câncer na região abdominal.
Veja - 21 atores de Senhora do Destino que já morreram
Sebastião Vasconcelos
Sebastião Vasconcelos viveu o personagem Floriano Araújo na trama de Ivani Ribeiro, ele era o líder dos pescadores da região, era marido de Isaura (Laura Cardoso) e pai das gêmeas protagonistas da história, as rivais Ruth e Raquel (Gloria Pires).
Sebastião Vasconcelos faleceu aos 86 anos de idade, em julho de 2013. Ele faleceu devido a um choque séptico, durante uma internação para pneumonia.
Leia também - 13 atores da novela História de Amor que já morreram
Casal Paulo Goulart e Nicette Bruno - atores de Mulheres de Areia que já morreram
Casados durante décadas e um dos casais mais famosos das telinhas, Paulo Goulart e Nicette Bruno trabalharam lado a lado na novela Mulheres de Areia. Ele foi Donato, dono de barcos e padrasto de Tonho da Lua (Marcos Frota) e de Glorinha (Gabriela Alves) e ela interpretou Julieta Sampaio, a Juju, mulher casada com Oswaldo (Adriano Reys) e mãe de Andrea (Karina Perez) e Carola Sampaio (Alexandra Marzo).
O ator Paulo Goulart faleceu antes da esposa, ele sofria de câncer renal avançado e morreu em março de 2014, aos 81 anos de idade. Já Nicette Bruno morreu há poucos anos, em dezembro de 2020, vítima da covid-19.
Chico Tenreiro – atores que já morreram novela Mulheres de Areia
Chico Tenreiro interpretou Mathias na trama de Mulheres de Areia e morreu duas décadas após trabalhar na novela de Ivani Ribeiro. O famoso faleceu em março de 2012, aos 67 anos de idade, época em que o ator lutava contra um câncer. Não foi revelado o tipo de câncer que Tenreiro combatia.
Serafim Gonzalez – atores que já morreram novela Mulheres de Areia
Serafim Gonzalez interpretou Garnizé na novela Mulheres de Areia. Além desta reprise, o público também pode acompanhá-lo atualmente na novela Mulheres Apaixonadas, no Vale a Pena Ver de Novo, em que o veterano interpretou o Dr. Moretti.
Serafim Gonzalez morreu de insuficiência respiratória aos 72 anos de idade em abril de 2007, menos de um mês antes de seu aniversário de 73 anos.
Eloísa Mafalda
A atriz Eloísa Mafalda interpretou Manoela na trama de Mulheres de Areia, uma vendedora de cachorro-quente que é cheia de vida e sabe tudo o que ocorre na cidade. A atriz sofria de problemas respiratórios e faleceu em maio de 2018, aos 93 anos de idade.
Carlos Zara em Mulheres de Areia
Carlos Zara interpretou Zé Pedro, o pai de Tônia (Andréa Beltrão) e Reginho (Fabrício Bittar), na novela Mulheres de Areia e era dono de um carrinho de sorvete. Aos 72 anos, Carlos Zara faleceu em dezembro de 2002 em decorrência de falência múltipla de órgãos e insuficiência respiratória. Na época, ele tratava câncer de esôfago.
Adriano Reys – atores que já morreram novela Mulheres de Areia
O ator Adriano Reys interpretou o personagem Oswaldo Sampaio na trama, o sócio da corretora de Virgílio, que era um bom homem e um pai carinhoso para Andrea (Karina Perez) e Carola Sampaio (Alexandra Marzo). Adriano Reys faleceu aos 78 anos de idade, em novembro de 2011, por culpa de um câncer no fígado.
Irving São Paulo – Zé Luiz de Mulheres de Areia
O artista interpretou Zé Luiz, irmão de César (Henri Pagnoncelli). Irving São Paulo faleceu cedo, aos 41 anos de idade, em outubro de 2006, devido a um grave quadro de pancreatite. Seus últimos trabalhos foram O Veneno da Madrugada (2005), Um Só Coração (2004), Cascalho (2004), Brava Gente (2002) e Sabor da Paixão (2002 - 2003).
Antonio Pompêo
O ator Antonio Pompêo viveu o personagem Servílio na trama das 6, um pescador que bebia muito, mas adorava a esposa, Vilma (Denise Milfont). Mais de duas décadas após participar da novela, em janeiro de 2016, Pompêo foi encontrado morto em casa, aos 62 anos. Sua morte não teve causa exata divulgada e foi investigada pela polícia.
João Carlos Barroso
Damião foi o papel de João Carlos Barroso na novela Mulheres de Areia, o secretário do prefeito Breno (Daniel Dantas), um homem que adorava o patrão e tentava até imitá-lo. O famoso faleceu aos 69 anos de idade em agosto de 2019, após uma batalha contra o câncer no pâncreas.
Joel Barcellos
O ator Joel Barcellos viveu Chico Belo na trama da novela, um pescador feio que acreditava ser um verdadeiro "galã". Casado com Do Carmo (Lú Mendonça), ele era engraçado e paquerador. Joel Barcellos faleceu aos 81 anos de idade em novembro de 2018, poucos dias antes de seu aniversário de 82 anos de idade. A causa de sua morte não foi divulgada na época.
Cláudio Cavalcanti
O ator Cláudio Cavalcanti fez uma pequena participação na história de Mulheres de Areia como um procurador. O famoso faleceu aos 73 anos de idade em setembro de 2013. Na época, o Hospital Pró-Cardíaco, em que o ator ficou internado, informou que Claudio passou por uma cirurgia na coluna cervical e teve complicações cardíacas.
Dary Reis – atores que já morreram novela Mulheres de Areia
Dary Reis foi outro ator que fez uma participação na trama. Ele apareceu brevemente como o personagem Bastião. O artista faleceu em dezembro de 2010, aos 84 anos, e não teve a causa da morte divulgada. A última novela de Dary foi novela Bang Bang, em 2005.
Veja e opine - Nove novelas para reprisar no Viva em 2023
Dayse Tenório
Dayse Tenório interpretou Alice na novela Mulheres de Areia, governanta. A atriz faleceu jovem, aos 33 anos de idade, vítima de um grave acidente de carro. Ela estava trabalhando na novela de Ivani Ribeiro na época e precisou ser substituída na trama. Sua última novela completa foi Barriga de Aluguel (1990 - 1991).
Germano Filho - atores de Mulheres de Areia que já morreram
Germano Filho participou da trama como Ataliba. Ele faleceu poucos anos depois da novela de Ivani Ribeiro ir ao ar, em abril de 1998, aos 65 anos de idade, vítima de insuficiência respiratória. Seus últimos trabalhos foram a minissérie Memorial de Maria Moura (1994) e o programa Você Decide (1994).
Confira - Mulheres de Areia: próxima novela depois de Chocolate com Pimenta vai dividir horário
Jorge Cherques
Jorge Cherques fez uma participação especial na trama como Abílio. Ele faleceu mais de uma década depois da novela, em março de 2011, aos 82 anos de idade. O famoso foi vítima de falência múltipla dos órgãos. Seus últimos trabalhos foram o curta Viver Outra Vez (2010) e A Diarista (2007).
Kleber Drable – atores que já morreram novela Mulheres de Areia
O ator Kleber Drable apareceu na trama como o padre João, padre da fictícia cidade de Pontal D’Areia. O veterano faleceu em junho de 2007, aos 88 anos de idade, vítima de um infarto. Mulheres de Areia foi sua última novela. Antes disso, ele esteve em Desejo (1990) e Kananga do Japão (1989).
Veja - Quem já morreu de Mulheres Apaixonadas? 9 atores deixaram saudades
Paulo Gracindo
Paulo Gracindo fez uma participação especial na novela Mulheres de Areia como um padre. Ele faleceu poucos anos depois, em setembro de 1995, aos 84 anos de idade, vítima de um câncer de próstata. Seus últimos trabalhos foram Agosto (1993) e Caso Especial (1993).
Leia também - Qual a praia de Mulheres de Areia? Novela foi gravada no litoral de SP