Quem saiu da Globo em 2022: artistas e jornalistas que deixaram o canal

Atores mudaram contratos fixos para trabalho por obra.

Entre estreias e partidas, a Rede Globo perdeu alguns nomes famosos de seu quadro de funcionários este ano. Alguns optaram por trabalhar em ares diferentes, mas há também quem resolveu se afastar para ter mais tempo livre com a família e momentos de lazer. Quem saiu da Globo em 2022? Lista reúne atores e alguns jornalistas.

Carlos Tramontina está entre quem saiu da Globo em 2022

Um dos nomes mais recentes entre quem saiu da Globo em 2022, o jornalista Carlos Tramontina anunciou sua saída após 43 anos dedicados ao trabalho na emissora. A despedida de Tramontina do SP2 aconteceu em abril e ele foi substituído por José Roberto Burnier. O jornalista não deu grandes explicações para o público, mas mandou um abraço a todos os telespectadores e agradeceu antes do encerramento de seu último programa.

Em publicação nas redes sociais na época, a declaração de Tramontina informou que o jornalista resolveu se afastar para ter mais tempo livre. "É hora de curtir a família, os hobbies e ter mais tempo para viajar", dizia o texto.

Quem saiu da globo em 2022
Tramontina deixa a emissora após quatro décadas, ele abre a lista de quem saiu da globo em 2022 - foto: reprodução/instagram/@quem saiu da globo em 2022

Lázaro Ramos

Lázaro Ramos saiu da Globo no final do ano passado, mas apenas em 2022 ele revelou o motivo da não renovação de seu contrato com a emissora. Em entrevista ao Roda Viva da TV Cultura, no começo de abril, o ator contou que queria ampliar os horizontes e se envolver em mais etapas do processo de produção, como roteiro e direção, e não apenas atuação.

Lázaro comentou que é grato pela trajetória que conquistou na Globo e que lhe abriu portas mundo afora, mas que era hora de ter mais liberdade criativa em seus projetos. Por enquanto, a esposa do famoso, a atriz Taís Araújo, continua na Globo e protagoniza a atual novela das 7, Cara e Coragem.

Lazaro ramos
Lázaro se desligou da emissora no final de 2021 - foto: reprodução/instagram/@olazaroramos

Galvão Bueno vai sair da Globo em 2022

Galvão Bueno ainda não saiu da Globo, mas deixará a emissora no final deste ano. O contrato do comentarista esportivo vai acabar em dezembro, após a Copa do Mundo no Catar.

No programa "Bem, Amigos!", no dia 25 de abril, Galvão comentou que conversou com a Globo e chegou a um acordo com a emissora que seu contrato não será renovado. Sua despedida da narração no canal será no dia 18 de dezembro, na final da Copa do Mundo. Segundo a Folha de São Paulo, o apresentador não vai se aposentar e assinou com Play 9, empresa de Felipe Neto.

Galvão bueno saiu da globo
Galvão também é quem saiu da globo em 2022 - foto: reprodução/twitter oficial/@galvaobueno

Alice Wegmann

Após 11 anos de emissora, a atriz Alice Wegmann informou em 2022 que não irá renovar seu contrato fixo com a TV Globo e que vai protagonizar a produção "Segundas Intenções" da HBO MAX. Porém, a atriz ainda estará disponível para ser contratado por obra, caso o canal a queria em alguma produção do futuro, mas a famosa não será mais exclusiva da emissora.

Em 2022, ela estrelou a série Rensga Hits!, exclusiva da Globoplay sobre o mundo do sertanejo. A produção já foi renovada para uma segunda temporada.

+Rensga Hits significado e como assistir a série com Alice Wegmann

Alice
Atriz tinha contrato fixo com a emissora há mais de uma década - foto: reprodução/instagram/@alicewegmann

Juliana Paes saiu da Globo em 2022?

Juliana Paes encerrou seu contrato com a TV Globo após 21 anos na emissora, porém, isso não significa que não será possível conferir mais trabalhos da atriz por lá. A diferença é que agora a famosa tem contrato por obra, ou seja, ela pode trabalhar em outros canais ou plataformas streamings e ser contratada para uma novela ou série específica da Rede Globo. Antes, a carioca era do quadro de atores fixos.

Juliana paes
Quem saiu da globo em 2022? Juliana paes não tem mais contrato fixo - foto: reprodução/globo

Maria Clara Gueiros

Maria Clara Gueiros trabalhou quase duas décadas na Rede Globo e em 2022 anunciou que saiu da Globo ao encerrar seu contrato fixo com a emissora. Em 2021, ela atuou em sua última novela na casa, o folhetim Nos Tempos do Imperador, em que interpretou Vitória. O próximo projeto da atriz será a série Mundo da LUna, na HBO MAX.

Quem saiu da globo em 2022
Atriz que saiu da globo em 2022 na pele da personagem vitória - foto: reprodução/globo

Fabiana Karla saiu da Globo em 2022

A atriz Fabiana Karla encerrou seu contrato fixo com a TV Globo e saiu da emissora em 2022. A famosa estava no quadro de funcionários da emissora há cerca de 16 anos. Agora ela poderá trabalhar em outros projetos fora da Rede Globo, mas continua disponível para contratos por obra.

"Serei eternamente grata por tudo o que eu conquistei com os meus trabalhos na Globo (...) Sempre foi o sonho de todo artista entrar na Globo e eu realizei", disse nas redes sociais.

Fabiana karla
Quem saiu da globo em 2022? Fabiana karla não é mais atriz fixa do canal - foto: reprodução/instagram/@
fabianakarlareal

Diretor de Pantanal saiu da Globo em 2022

Conhecido como Papinha, o diretor Rogério Gomes saiu da Globo em 2022. Responsável pelo desenvolvimento artístico do remake de Pantanal, ele anunciou o encerramento de seu contrato com a emissora no final do mês de março. Ele comandou a primeira fase da novela e depois foi substituído por Gustavo Fernandez.

Segundo o Gshow, a saída partiu de um desejo do diretor de ter um ano sabático e tempo para se dedicar a projetos pessoais.

Papinha
Diretor é conhecido como papinha - foto: reprodução/globo

José Hamilton Ribeiro saiu da Globo e recebeu homenagem em 2022

A saída do jornalista José Hamilton Ribeiro da TV Globo estava prevista para meados de 2019 e 2020, mas o contrato do apresentador foi estendido durante algum tempo, até que ele deixou a emissora em definitivo no final do ano passado. Porém, a homenagem da emissora ao jornalista que dedicou mais de 40 anos ao seu trabalho no canal veio no mês de março deste ano.

Ribeiro ganhou uma matéria de 40 minutos no Globo Rural comandada por Nelson Araújo.

José hamilton ribeiro
José hamilton ribeiro tem 86 anos - foto: reprodução/globo

Chico Pinheiro saiu da Globo em 2022

A TV Globo anunciou no dia 29 de abril que Chico Pinheiro saiu da Globo após três décadas de parceira. O jornalista de 68 anos está na carreira há 51, dos quais 32 anos foram dedicados ao trabalho na emissora.

Um comunicado oficial do canal, assinado pelo diretor-geral de jornalismo da Globo Ali Kamel, informou que a decisão foi de comum acordo entre o jornalista e a emissora. Ainda segundo a nota, Chico vai ter um ano sabático e depois se dedicará a atividades com ritmo mais espaçado.

Chico pinheiro
Foto: reprodução/@chicopinheiros

Michelle Barros saiu da Globo em 2022

Outra jornalista que deixou a emissora em 2022 foi Michelle Barros. A alagoana era funcionária da Rede Globo há 12 anos e durante os últimos 7 anos foi substituta de vários apresentadores de telejornais de São Paulo. Ela também esteve à frente das duas últimas transmissões do Carnaval na terra da garoa.

Nas redes sociais, a jornalista revelou que pediu demissão. Michelle informou que vai concluir sua graduação em direito no fim do ano e focará em conteúdo de comunicação no Youtube, eventos, Instagram, entre outras redes sociais. Dos 42 anos da jornalista, 22 foram dedicados a profissão de comunicadora.

Michelle barros
Michelle barros também entre quem saiu da globo em 2022 - foto: reprodução/instagram/@michellebarros

Ana Furtado

Depois de 26 anos de casa, Ana Furtado entrou para a lista de quem saiu da Globo em 2022. A esposa de Boninho anunciou em julho sua despedida da emissora. Em uma mensagem especial no Instagram, a famosa disse que escolheu fechar o ciclo e que "chegou a hora de seguir" e colocar novos sonhos em prática.

"Há tempos penso em partir para novos sonhos, e no começo desse ano, senti que era a hora de dar esse passo. Conversei com essa empresa que tanto me deu, que me ouviu, respeitou meu desejo e, com muito carinho, me pediu para fazer a passagem de bastão para o novo time do É de Casa, um projeto que ajudei a construir e que agora ganhou novos ares. O que fiz com muito amor", contou no textão da rede social.

Ao encerrar, a apresentadora disse que estava feliz e mandou um recado para os fãs: "nos vemos em breve".

Ana furtado
Ana furtado está entre quem saiu da globo em 2022 - foto: reprodução/globo

 

+Filha de Narcisa e Boninho: quem é Marianna Tamborindeguy

Casagrande

Um dos comentaristas consagrados da emissora, o ex-jogador de futebol Walter Casagrande também aparece na lista de quem saiu da Globo em 2022.

Casagrande ficou mais de duas décadas na emissora, mas resolveu sair porque se sentia insatisfeito nos últimos tempos. Em julho, o famoso publicou um comunicado nas redes sociais e contou: "na realidade, acho que foi um alívio para os dois lados".

Em entrevista ao Domingo Espetacular na época, Casagrande, quem saiu da Globo em 2022, explicou sua posição: "é um alivio para os dois lados porque eu tenho certeza que eles não estavam mais gostando do meu modo, do meu perfil, assim como eu não estava gostando das mudanças que aconteceram lá. Tava todo mundo empurrando com a barriga e ninguém satisfeito, ninguém feliz".

Casagrande demitido da globo
Comentarista deixou a rede globo em julho de 2022 - foto: reprodução/twitter/@wcasagrandejr

André Marques

Em maio deste ano, André Marques anunciou seu desligamento da emissora. O apresentador contou nas redes sociais que a decisão foi de comum acordo com o canal e fez um texto de agradecimento pelos quase 30 anos de carreira.

Marques começou a trabalhar na Globo nos anos 90, quando interpretou o marcante personagem Mocotó em Malhação. Depois do sucesso, ele ingressou no comando do Video Show, programa que apresentou durante 14 anos.

Os últimos trabalhos de Marques na emissora foram a primeira temporada de No Limite e o programa É De Casa. Apesar do anúncio de sua saída da Globo ter sido em maio, o famoso ficou É Dé Casa até a primeira semana de julho.

Andre marques
Quem saiu da globo em 2022? Apresentador não está na emissora desde julho - foto: reprodução/globo

Isis Valverde

No início de agosto, foi vez da atriz Isis Valverde se despedir da emissora da família Marinho. A famosa revelou nas redes sociais que estava deixando o quadro de funcionário do canal após 17 anos.

"A vida segue e com ela novos caminhos se abrem e avançamos! Aquele lugar escondido em meio a pedras gigantes, magia, árvores e cascatas, se transformou em uma casa, uma família, uma escola pra mim. Um lugar onde cresci em segurança! Naquela casa fiz amigos, construí afetos e colhi bons frutos. Foram dezessete anos ao lado de vocês, anos de aperfeiçoamento e amadurecimento da minha arte, que ainda tem um longo caminho a percorrer.
Hoje, só tenho palavras para agradecer", escreveu a artista.

Antes de encerrar o texto, ela deixou claro que não se tratava de uma despedida definitiva: "não é um adeus e sim um 'até breve', as portas sempre estarão abertas para novas histórias. Esse foi apenas um capítulo da nossa jornada".

Isis valverde
Atriz deixou emissora depois de 17 anos e entra na lista de quem saiu da globo em 2022 - foto: reprodução/globo

Rodrigo Simas

Outro ator que anunciou sua saída da emissora e disse que a despedida é apenas um "até logo" foi Rodrigo Simas. O famoso contou sobre sua decisão em maio deste ano, depois de 10 anos de casa.

Durante a década em que trabalhou na emissora, o ator trabalhou em 8 novelas e também foi marcado por duas participações no Dança dos famosos, além de vários projetos, entrevistas, entre outras aparições.

No texto de despedida que publicou nas redes sociais, Simas escreveu: "sou muito grato pela minha caminhada todos esses anos na TV Globo. Obrigado! Isso não é um adeus, mas sim um até logo. Muito feliz e realizado de poder voar e desejar outros caminhos. Momento que me encontro buscando entender que tipo de artista quero ser".

Rodrigo simas
Rodrigo simas também está entre quem saiu da globo em 2022 -  foto: reprodução/globo

Marieta Severo deixa TV Globo

Marieta Severo deixou o quadro de atores fixos da TV Globo em 2022 e por isso entra na lista de quem saiu da Globo em 2022. A notícia foi dada em primeira mão pela jornalista Patrícia Kogut no dia 18 de outubro. A última novela da artista no canal foi Um Lugar ao Sol (2021), de Licia Manzo.

Após quase 40 anos de exclusividade na emissora, Marieta Severo agora está disponível para trabalhar em qualquer canal ou plataforma streaming. Seus próximos projetos na emissora do 'plim plim' terão contratos únicos, assim como ocorre agora Juliana Paes, Alice Wegmann, entre outras.

Marieta
Quem saiu da globo em 2022? Marieta severo não tem mais contrato fixo - foto: reprodução/globo

Após mais de 40 anos de contrato, Osmar Prado é contratado por obra

Com a política de encerrar contratos fixos para enxugar a folha de pagamento, a TV Globo também encerrou o contrato fixo com Osmar Prado, que recentemente foi o Velho do Rio na novela Pantanal. O ator estava há mais de quatro décadas trabalhando no canal e agora será contratado por obra. A informação também foi dada em primeira mão pela jornalista Patrícia Kogut, em outubro deste ano.

Pouco depois, em entrevista para Fabia Oliveira, na coluna do Em Off, o ator disse que não tem mágoa da Globo e que sempre foi bem tratado e respeitado no canal: "não era carteira assinada, ao término podíamos renovar ou não. Não esqueça que os primeiros contratos a serem rescindidos foram os de Tarcísio Meira e Glória Menezes, ícones históricos da Globo".

+8 frases do Velho do Rio Pantanal para além da novela

Velho do rio morre
Velho do rio (osmar prado) em pantanal- foto: reprodução/rede globo

Autor Paulo Halm também saiu da Globo em 2022

A saída de Paulo Halm do quadro de autores da TV Globo foi revelado pela jornalista Patricia Kogut em primeira mão em março de 2022. Ele começou a trabalhar na emissora em 2008, mas não teve contrato renovado este ano e nem ideias de projetos aprovados.

O escritor ficou famoso principiante por escrever dois sucessos da faixa das 7 ao lado da autora Rosane Svartman, Totalmente Demais (2015) e Bom Sucesso (2019). Rosane volta à faixa das 19h em 2023 com Vai na Fé, mas sem a ajuda de Paulo.

Autor paulo
Paulo halm - foto: reprodução/globo

Jornalista Ernesto Paglia deixou emissora após 4 décadas

Uma das despedidas de 2022 da emissora foi o do jornalista Ernesto Paglia, casado com a apresentadora Sandra Annenberg. Ernesto tem 63 anos de idade e dedicou mais de 40 anos de sua carreira ao canal.

A informação foi divulgada por Ali Kamel, diretor de jornalismo da Globo, em e-mail que alguns veículos de comunicação tiveram acesso, como o UOL. O contrato do jornalista se encerra no último dia do ano, 31 de dezembro de 2022. "Termina o ciclo de um repórter brilhante, referência para todos nós", escreveu Kamel no e-mail.

Jornalista ernesto
Ernerto paglia - foto: reprodução/globo

Emissora perdeu autora Maria Adelaide Amaral

Outro autor que deixou o deixou a Globo em 2022 foi Maria Adelaide Amaral. Responsável por várias obras famosas do canal, como Anjo Mau (1997 - 1998), Sangue Bom (2013), A Casa das Sete Mulheres (2003), A Lei do Amor (2016 - 2017), Tititi (2010 - 2011), JK (2006), entre outras.

"Não tinha mais aquela autonomia de propor. Estava claro que eu não tinha lugar lá", disse a autora em entrevista ao UOL depois que deixou a emissora.

Autora
Quem saiu da globo em 2022? Autora maria adelaide amaral deixou quadro de funcionários - foto: reprodução/globo

 

Leia também

Quem morre em Chocolate com Pimenta; 4 personagens dão adeus

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes