Oscar 2021: conheça Minari, filme que pode fazer história na premiação

Filme sobre família sul-coreano tentando a vida nos Estados Unidos ganhou os prêmios principais do Festival de Sundance e tem agradado a crítica.

O Oscar 2021 só anunciará sua lista oficial de nomeados em março, mas vários títulos já vem ganhando força e sendo citados como favoritos. Minari, uma produção da Plan B com distribuição da A24, está dando o que falar e pode fazer história se conseguir indicações em algumas categorias. O filme é dirigido por Lee Isaac Chung, e protagonizado por Steven Yeun, Yeri Han, Youn Yuh-jung e Alan S. Kim.

Inspirado na vida do diretor Lee Isaac Chung, filho de imigrantes, o filme segue a história de uma família sul-coreana que se muda para o Arkansas, nos Estados Unidos. Jacob (Steven Yeun) compra uma fazenda com esperanças de trazer uma vida melhor à esposa, os filhos e a mãe, mas logo percebe que a ideia do famoso 'sonho americano', tão difundido pelo país, não é fácil como soa e acaba se deparando com obstáculos que podem prejudicar a família.

Grande vencedor das categorias principais do Festival de Sundance, tanto o decidido pelo público quanto o escolhido pelo júri do evento, Minari pode fazer história no Oscar 2021, assim como aconteceu com o filme coreano Parasita em 2020. Apesar de ser uma produção americana, a obra é em grande parte falada no idioma coreano. Se indicado à categoria de melhor ator, Steven Yeun, que ficou famoso como o personagem Glenn na série The Walking Dead, será o primeiro ator asiático-americano indicado à categoria. Steven nasceu na Coréia do Sul e se mudou para os Estados Unidos com a família quando ainda era muito jovem, naturalizado norte-americano, ele tem dupla nacionalidade.

Em 2020, mesmo Parasita vencendo o prêmio de melhor elenco no SAG, premiação do sindicato dos atores, grande termômetro para indicar quem serão os nomeados à estatueta dourada por suas interpretações, nenhum ator ou atriz do elenco, todos coreanos, foi lembrado nas categorias de atuação. No Oscar 2021, a A24, distribuidora de Minari nos Estados Unidos, tentará abocanhar alguma indicação nas categorias principais, além da possível indicação de Steven, como ator principal, os nomes de Yeri Han, Youn Yuh-jung e Alan S. Kim também poderão ser citados nas categorias de melhor atriz e de papéis de coadjuvantes.

Se Lee Isaac Chung for lembrado na categoria de melhor direção do Oscar 2021, pode ser o quinto diretor asiático a ser indicado na história, os outros quatro foram: Hiroshi Teshigahara, em 1966, Akira Kurosawa, 1986,  Ang Lee, que venceu em 2006 e 2013, e Bong Joon-ho, em 2020, que com Parasita fez história ao ser o primeiro filme de língua não-inglesa a levar o premio de melhor filme, além das estatuetas de melhor direção, melhor roteiro original e melhor filme internacional.

Assista ao trailer de Minari, que pode concorrer ao Oscar 2021:

Oscar 2021 - Minari está com 100% de aprovação da crítica

No site Rotten Tomatoes, agregador de críticas do público e da crítica especializada, Minari já conta com 67 avaliações de críticos e a nota de aprovação é por enquanto de 100%. "Dá a sensação de um abraço caloroso de alguém que você conhece há muito tempo", disse Angie Han, da KPCC, estação de rádio de Los Angeles, e sub-editora de entretenimento da Mashable.

Rotten
Página de minari no site rotten tomatoes (foto: reprodução/rotten)

Quando o filme será lançado?

Nos Estados Unidos, Minari já estreou em alguns festivais, e ganhou exibições limitados em dezembro, mas a estreia oficial está prevista para 12 de fevereiro, segundo o IMDB. Ainda não há previsão de quando o longa-metragem será lançado no Brasil. O Oscar 2021 acontecerá em abril.

Oscar 2021 - minari
Cena do filme minari (foto: reprodução/divulgação/a24)

Leia também - Oscar 2021: o que sabemos até agora sobre a premiação

Onde assistir?

Com as incertezas que a pandemia do covid-19 trouxe ao mundo, ainda não sabemos como estará a situação dos cinemas em 2021, se precisarão ser fechados novamente ou não. Assim como não há informações sobre quando Minari sairá no Brasil, ainda não sabemos se o filme irá direto para os cinemas ou se será distribuído por algum streaming, como a Netflix, Amazon Prime Video, entre outros.

Oscar 2021 - Diretor de Parasita falou sobre Minari

Em entrevista a Variety, Bong Joon-ho, diretor do aclamado Parasita, que trabalhou com Steven quando dirigiu o longa Okja, da Netflix, falou sobre Minari e a possibilidade de Steven Yeun ser o primeiro ator asiático americano da história a ganhar uma indicação como melhor ator no Oscar 2021. “Ele é um ator com um alcance incrível. Obviamente seria significativa para Steven ser o primeiro asiático americano a ser nomeado, mas antes disso, eu gostaria de parabenizá-lo como ator e indivíduo. A indicação apenas provaria sua habilidade como ator", disse o diretor.

Veja também:

20 filmes inspiradores para você começar 2021 com o pé direito

5 motivos para assistir Soul, nova animação da Pixar, no Disney+

Um Príncipe em Nova York 2 ganha trailer; assista

Quem é Daphne? Conheça a atriz que faz a personagem em Bridgerton

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes