Indústria
20/03/2017 - 17h39 | Atualizado em 20/03/2017 - 18h14

Justiça suspende renovação da licença da hidrelétrica de Santo Antônio

TRF da 1ª Região alega necessidade de cumprimento de condicionantes relacionadas ao patrimônio arqueológico associado à usina no rio Madeira, em Rondônia

Obras da hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho, Rondônia
Obras da hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho, Rondônia
Foto: Divulgação

SÃO PAULO - O Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual de Rondônia obtiveram uma decisão judicial que suspende imediatamente a renovação da licença ambiental da hidrelétrica de Santo Antônio, uma das maiores do Brasil.

Em nota, os MPs disseram que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o órgão ambiental federal, Ibama, suspenda imediatamente o processo até o início do cumprimento de condicionantes relacionadas ao patrimônio arqueológico associado à usina no rio Madeira, em Rondônia.

A decisão afirma ainda que a Santo Antônio Energia, responsável pela hidrelétrica, deverá apresentar em 60 dias projetos de compensação associados a ela, como a reativação da estrada de ferro Madeira-Mamoré até a região da usina.

De acordo com a decisão, a empresa tem até 90 dias para iniciar as obras, contratação de pessoal e estudos relacionados a essas condicionantes do empreendimento.

"MPF e MP-RO comprovaram que há excessiva demora na revitalização da linha férrea... os órgãos apontaram que o início da reativação da linha deveria ter começado em 2009, pois era uma das condicionantes da licença ambiental concedida em 2011", afirmaram os MPs de Rondônia em nota.

Procurada, a Santo Antônio Energia não comentou imediatamente. A empresa tem como sócios Furnas, da Eletrobras, e Cemig, entre outros.

(Por Luciano Costa)

Reuters

Imprimir
Publicidade

Especial

Especial Leilões & Negócios

Versão digital (22/08/2017)

Para assinantes Assine o jornal impresso e tenha acesso total à versão digital.
Versão digital do DCI
Clique e assine hoje mesmo
Publicidade

Nós curtimos

TVB Nova Brasil FM Rádio Central AM
Uma empresa do
© 2017. DCI Diário Comércio Indústria & Serviços. Todos os direitos reservados.